Aguarde...

Benvindos Freguesia de Ventosa - Alenquer

Caracterização

Ventosa é uma freguesia portuguesa do concelho de Alenquer, com 22,21 km² de área e 2 173 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 97,8 hab./km². É a freguesia com mais população do Alto Concelho, sendo constituída por doze lugares dispersos por colinas e encostas verdejantes ao longo dos seus dois mil hectares de vinhas povoados por numerosas quintas.

Ventosa já era freguesia em 1259, do termo de Alenquer. Pertenceu ao concelho de Aldeia Galega da Merceana e, por extinção deste, passou a integrar o concelho de Alenquer em 24 de outubro de 1855 tendo como Orago Nossa Senhora das Virtudes.

Confronta a norte com as freguesias Vila Verde dos Francos e Cabanas de Torres; a sul com as freguesias de Aldeia Galega e Aldeia Gavinha; a nascente com as freguesias de Abrigada e Olhalvo e a poente com as freguesias de Vila Verde dos Francos e Aldeia Galega.

É constituída pelos lugares de Casais Galegos, Cortegana, Atalaia, Labrugeira, Penafirme da Ventosa, Freixial de Cima, Parreiras, Pousoa, Penedos de Alenquer, Penuzinhos, Quentes, Vila Chã, Parreiras.

DemografiaMapa



Este site utiliza cookies. Ao utlizar o website, confirma que aceita a nossa politica de privacidade.