Aguarde...

Benvindos Freguesia de Ventosa - Alenquer

Heráldica

Heráldica

Armas - Escudo de verde, armação de moinho de negro, cordoada e vestida de prata, acompanhada em chefe de duas cruzes da Ordem dos Templários, de vermelho, debruadas de prata, e em ponta de uma estrela de oito pontas de ouro, dentro de uma caderna de crescentes de prata envolvida por dois ramos de videira, folhados e frutados de ouro. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda a negro, em maiúsculas : “ VENTOSA - ALENQUER “.

As cruzes da Ordem dos Templários - Ventosa foi, tanto quanto se sabe, terra dos Templários. Fazendo parte de uma vasta região agrícola, rodeada por montes e vales, é rica na produção de vinho. 

A armação de moinho - Os moinhos alcandorados, marcam a paisagem e fazem supor que também os cereais fazem parte da produção agrícola.

A estrela de oito pontas, a caderna de crescentes e os ramos de videira - Particularmente na vinha há a registar a figura do Visconde de Chanceleiros, Sebastião José de Carvalho, que revolucionou por completo a sua cultura. Traçou e executou um notável plano de substituição de cepas, preocupado com a total erradicação da filoxera. O Visconde de Chanceleiros aqui viveu e faleceu. Usava como brasão, as armas dos Carvalhos, que tem como peça principal uma estrela de oito pontas, de ouro, dentro de uma caderna de crescentes.

Bandeira - De branco, cordões e borlas de prata e verde. Haste e lança de ouro.

Este site utiliza cookies. Ao utlizar o website, confirma que aceita a nossa politica de privacidade.